Florianópolis – Presidente da Frente Parlamentar do Oeste, o deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) tem percorrido o Oeste do Estado a fim de obter um diagnóstico dos principais déficits de cada região. A proposta, de acordo com o deputado, é aproximar o parlamento frente às demandas reais.
Nesta terça-feira (8), o deputado se reuniu com o secretário de Infraestrutura do Estado, João Carlos Ecker para tratar de demandas de infraestrutura do Oeste. Em relação às obras emergenciais da ponte sobre o Rio Irani, na SC-283, conforme o deputado, a solicitação está sendo atendida. “O governo do Estado trabalha em um projeto emergencial que prevê melhorias na sinalização, a instalação de uma caixa de escape e a reparação das estruturas de proteção da ponte”, informou o deputado.
Sobre as obras do Contorno Viário Leste de Chapecó, sentido Cordilheira Alta, na SC-480, o parlamentar expôs na tribuna da Casa Legislativa, na tarde desta quarta-feira (9), que o projeto está pronto. “A informação do secretário Ecker é que o projeto está orçado na casa dos R$ 123 milhões, no entanto, o empenho será de gestionar junto aos governos do Estado e Federal para investir no início das obras”, assinalou o parlamentar.
AEROPORTOS
O parlamentar questionou ainda o secretário sobre o andamento das desapropriações das áreas de terras necessárias para a ampliação do Aeroporto Serafim Enos Bertaso. De acordo com o secretário, dentro de 70 dias o projeto ficará pronto para iniciar o processo de licenciamento ambiental da obra. Segundo o deputado, os recursos já estão assegurados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).
Com relação à situação dos demais aeroportos catarinenses, o deputado informou que fará através da Comissão de Transportes uma reunião de trabalho junto de representantes da Infraero, SAC, Secretaria de Infraestrutura, superintendentes dos aeroportos, associações de municípios e entidades de representação do empresariado e cooperativismo catarinense.