A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu, na quinta-feira (9), indicação do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Governo do estado e Secretaria de Estado da Segurança Pública a nomeação de um Delegado de Polícia Civil titular e o aumento de efetivo para atuar permanentemente na Delegacia de Polícia da Comarca de Capinzal, abrangendo os municípios de Ouro, Piratuba, Ipira e Lacerdópolis.
A Comarca permanece sem delegado titular há sete anos, período em que tem sido supervisionada em regime de revezamento por delegados substitutos, nomeados interinamente, possuindo ainda uma escrivã e dois agentes de polícia civil. As delegacias de Ipira, Lacerdópolis e Piratuba possuem apenas dois agentes de polícia civil, sendo que um é responsável pelo expediente. Em Ouro, a delegacia possui apenas um agente.
“A necessidade de mais efetivos e de delegado titular é uma preocupação constante de toda a sociedade e vem sendo continuamente reivindicada pelas entidades empresariais, prefeitos e pelo Poder Judiciário”, explicou Valduga.
Em 2015, foram registrados em Capinzal 3.168 boletins de ocorrência, 18 apurações de atos infracionais, 34 autos de prisão em flagrante e 145 inquéritos policiais; em Ipira foram registrados 407 boletins de ocorrência no mesmo período, 2 apurações de atos infracionais, 2 autos de prisão em flagrante, 25 inquéritos policiais e 22 termos circunstanciados; em Lacerdópolis foram 128 boletins de ocorrência, 7 inquéritos policiais e 4 termos circunstanciados; em Piratuba foram 767 boletins de ocorrência, 6 autos de prisão em flagrante, 33 inquéritos policiais e 26 termos circunstanciados, e em Ouro foram feitos 709 boletins de ocorrência, 5 apurações de atos infracionais, 41 inquéritos policiais e 25 termos circunstanciados.