Os servidores chapecoenses da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT se reuniram, na noite de segunda-feira (04), para realizar um debate e estratégias de mobilização, tendo em vista a movimentação do Governo Federal em privatizar os Correios. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários.
O deputado Cesar Valduga (PCdoB), proponente da Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços e Empresas Públicas, esteve na atividade e manifestou sua preocupação com o cenário de desmonte e os rumores de privatização dos Correios. “Com a intensificação da campanha suja que tenta sucatear e omitir a série de investimentos que vem sendo feitos na ultima década nos Correios, na intensão de privatizar a empresa pública mais antiga do Brasil, nos sentimos na responsabilidade de estarmos ao lado da categoria e em defesa do patrimônio Nacional”, explicou.
Para o parlamentar, uma empresa pública atende a interesses que vão além do lucro, tendo compromisso com o desenvolvimento humano e social das diversas comunidades onde atua. “Os Correios acumulam a função de Banco Postal, e recentemente entraram no mercado da telefonia móvel, oferecendo serviços mais baratos para que toda a população tenha acesso a internet e telefonia de qualidade. No caso de privatização, o bônus desta iniciativa será colhida pela iniciativa privada, e os serviços de interesse social serão comprometidos”, argumentou o parlamentar.
Valduga apresentou requerimento de informação sobre a expectativa de lucratividade da entrada dos Correios no mercado da telefonia móvel, além do detalhamento das contas do Banco Postal.