Em pronunciamento em referência ao Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Vigilância, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) afirmou a necessidade de valorização da categoria, tendo em vista os baixos salários e o alto risco a que são expostos, além de fazer referência a três projetos de sua autoria que garantem direitos a estes trabalhadores e trabalhadoras.
“Tenho grande proximidade com a categoria dos vigilantes e dos trabalhadores e trabalhadoras em transporte de valores, justamente por compreender a importância do desenvolvimento destas atividades para o bem de toda a sociedade. Nos dedicamos ao reconhecimento destes profissionais não apenas com a comemoração de uma data, em que recorde a existência da profissão, mas com proposições que, aprovadas, podem contribuir com a valorização concreta da categoria”, explicou o parlamentar.
Valduga rememorou os projetos apresentados durante seu mandato em favor dos vigilantes, o primeiro, o projeto de lei 452.3/2015, visa assegurar a alternância postural destes trabalhadores, que por vezes ficam o turno inteiro em pé, em posição de atenção. Uma segunda iniciativa, o projeto de lei 368.8/2016, institui ações de defesa da atividade de vigilantes, por fim, o projeto de lei 369.9/2016, que garante a contratação de vigilantes em casas lotéricas e agências dos correios.
“Nossa intenção é a de melhorar a segurança nestes locais, valorizar a categoria, e promover a segurança de nossa gente. Além destes projetos, apresentamos diversas indicações, participamos intensamente das atividades sindicais da categoria, buscando sempre corresponder a seus anseios e necessidades”, conclui Valduga.