Parlamentar esteve reunido com a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, onde tratou sobre estratégias para a ampliação e viabilização de novos cursos para as unidades de Chapecó e Xanxerê, além da busca por um local adequado para instalação e ampliação da oferta de cursos em São Lourenço do Oeste.
O deputado Cesar Valduga (PCdoB) se reuniu, no fim da tarde de terça-feira (27), com a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), professora Maria Clara Kaschny Schneider, na sede da instituição, em Florianópolis.
O parlamentar, que tem atuado pela instalação de novos cursos e ampliação de espaço nos campus de Chapecó e Xanxerê, colocou seu mandato à disposição da reitoria para contribuir com o fortalecimento da instituição. “O IFSC tem sido fundamental no processo de desenvolvimento de nosso estado, e precisa estar fortalecido para contribuir com a superação dos desafios que temos pela frente”, explicou Valduga.
Para a reitora, além dos campus de Chapecó e Xanxerê, também o campus de São Lourenço do Oeste precisa atenção. “Funcionamos em um prédio cedido na área rural do município, ainda com bastante dificuldade de acesso para a população em geral. Nosso desafio é buscar um caminho para que o IFSC seja instalado na área urbana, facilitando o acesso ao público”, explicou a professora Maria Clara.
10 anos
A reunião também serviu para envolver a Assembleia Legislativa nas comemorações de 10 anos do IFSC, instituído por meio da Lei 11.892/2008, contemplando também a criação do Instituto Federai Catarinense (IFC).
Instituições públicas e de ensino gratuito, atuando na qualificação profissional e ofertando cursos vocacionados às especificidades de cada região do estado, o IFSC conta com 22 campus e o IFC com 16. “Não podemos deixar de dar destaque aos 10 anos dessas importantes instituições também na Alesc, inclusive com foco na necessidade de mais investimentos e fortalecimento”, afirmou Valduga, que propôs a realização de sessão especial em homenagem aos dois institutos.