Florianópolis – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu indicação do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao governo do Estado reformas emergenciais na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, no município de Chapecó. Localizada no Centro da cidade, a instituição de ensino é a mais antiga da cidade, e atende aproximadamente 1.100 alunos do Ensino Fundamental e Médio, e apresenta um excesso de problemas estruturais devido a idade do prédio, que data de 1930 e há décadas não passa por uma reforma.
“Estamos fazendo um cronograma de visitas em todas as escolas de Chapecó, e nossa assessoria está encontrando problemas graves em todas elas. A exemplo da Marechal Bormann, que está com a estrutura do telhado comprometida, com forros caídos. O assoalho e o piso externo estão danificados, os banheiros são insuficientes e necessitam de reformas. Estamos apresentando na Casa Legislativa todas estas demandas ao governo do Estado, e posterior a isso levaremos todo o nosso dossiê ao secretário Deschamps para que tenha acesso às fotos e ao nosso relatório para dar celeridade a resolução dos problemas”, argumentou o parlamentar.
De acordo com o levantamento, a Associação de Pais e Professores (APP) entregou à antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional, atual Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), um relatório com todos os problemas da escola, e segundo a resposta, será necessária a construção de um novo prédio. O projeto existe desde a década de 90, mas ainda não saiu do papel.
“A construção de uma nova escola implica num longo processo, mas os problemas atuais exigem ações imediatas e reformas emergenciais para que funcione e ofereça um mínimo de condições de estudo, trabalho, segurança e conforto para nosso alunos, professores e servidores”, afirmou o deputado Valduga.