Florianópolis – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu, na tarde de quarta (8), indicação de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Governo do Estado e órgãos competentes, providências para a recuperação do sistema de drenagem pluvial e para a contenção da lama que invade a pista em trechos da rodovia SC-480, única via pavimentada que faz a ligação entre os municípios de Xanxerê, Bom Jesus, Ipuaçu e São Domingos.
A SC-480 é de vital importância para o escoamento da produção agrícola da região e para o tráfego de veículos, como ônibus que transportam estudantes. Constantemente, trechos da rodovia são invadidos por excesso de água da chuva e lama provenientes de áreas naturais e plantações a montante da SC-480 que, diante da obstrução e do soterramento dos dispositivos de drenagem pluvial nas laterais, precipitam-se sobre a pista provocando graves acidentes.
Recentemente, na noite de 2 de março, no quilômetro 60, no perímetro de Ipuaçu da SC-480, com muita lama na pista, um veículo perdeu o controle e chocou-se de frente com um ônibus que transportava estudantes de Xanxerê que retornavam das aulas para as cidades em que residem: São Domingos e Ipuaçu. O acidente ceifou a vida de quatro moças, jovens estudantes de 18, 20, 21 e 23 anos, e deixou 14 feridos, sendo 6 em estado grave.
O deputado justificou o pedido. “É urgente e necessária a ação do estado na recuperação total do sistema de drenagem pluvial, em especial nos trechos em que a lama na pista é recorrente, por isso contamos com a sensibilidade do Governo do Estado”, explicou Valduga.