Na manhã desta quinta (12), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu indicação de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), medidas que garantam mais segurança no Trevo do Irani, na intersecção das rodovias BR-153 e BR-282.
Trata-se de um importante trevo que interliga o Oeste ao Planalto e Litoral catarinenses, sendo considerado um dos mais perigosos do território catarinense, pois apresenta sinalização precária, falta de controle de velocidade e elevado número de acidentes. Há, ainda, uma crescente ação de criminosos naquele local e em suas proximidades, com assaltos a veículos, inclusive ônibus e caminhões, principalmente à noite, quando a neblina dificulta a visibilidade.
A situação referida agravou-se pela desativação do posto da Polícia Rodoviária federal, que se localizava nas proximidades do trevo, no município de Vargem Bonita, o que passou a dificultar a segurança e o atendimento às vítimas de crimes e acidentes. “É fundamental a instalação de câmeras de vigilância, melhorias na segurança, na visibilidade noturna.do trevo e proximidades, com instalação de iluminação adequada para neblina. Fizemos a solicitação aos órgãos competentes e vamos acompanhar” – afirmou Valduga.