Florianópolis – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu, nesta quarta (15), indicação de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Governo do Estado, Secretaria de Estado de Segurança Pública e ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros, urgentes providências para a ampliação do efetivo e a manutenção do Quartel de Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba.
O Quartel de Piratuba atende cerca de 15 mil pessoas nos municípios de Peritiba, Ipira, Alto Bela Vista e na sede, Piratuba. Recentemente, o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar com sede em Capinzal, reuniu-se com os prefeitos destes municípios para debater alternativas para a falta de efetivo e a possibilidade de fechamento do Quartel de Piratuba.
Mesmo com o empenho e comprometimento dos Comandos dos Bombeiros para a manutenção das atividades, é fato que o efetivo tem sido insuficiente, situação que tende a se agravar com o aumento da demanda e, devido à crise econômica, a falta de perspectiva na contratação de novos bombeiros.
O município de Piratuba, por ser um importante destino turístico de Santa Catarina, possui vários hotéis, pousadas, comércio, e recebe anualmente mais de 400 mil visitantes. A desativação do Quartel deixaria desprotegida as propriedades urbanas e rurais deste e dos demais municípios, e agravaria o risco de gravidade em casos de incêndio ou outros incidentes, principalmente em propriedades que atende grande número de pessoas, aumentaria entre trinta minutos e uma hora o tempo de atendimento, pois o atendimento passaria a depender do Quartel de Capinzal.