O deputado Cesar Valduga (PCdoB) participou, na sexta-feira (26), do lançamento da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), em Chapecó. Va ocasião, o governador Raimundo Colombo apresentou a iniciativa do Governo do Estado, que tem investimento previsto de R$ 700 milhões. Participaram do encontro prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios da Região e integrantes das Agências de Desenvolvimento Regional.
Para o parlamentar, o Fundam cumpre um papel importante na garantia de desenvolvimento e infraestrutura para os municípios. “Trata-se de uma iniciativa democrática, que acolhe as demandas dos municípios em suas especificidades, elementos que só podem ser apresentados por quem vive aquele cotidiano e sabe da importância destas ações”, explicou Valduga.
“O Fundam é um apoio às prefeituras, aos municípios. O programa é muito importante, tem a proposta de preservar e fortalecer o modelo catarinense, de qualidade de vida e de boa distribuição populacional em pequenos municípios. Quando investimos em obras e em melhorias de infraestrutura nessas cidades, estamos preservando esse modelo. Assim como a primeira edição, esta segunda vai refletir em geração de empregos e renda em todo o Estado”, disse Colombo.
Na primeira edição do Fundo de Apoio aos Municípios foram investidos R$ 606 milhões destinados aos 295 municípios catarinenses com gerenciamento e controle pela equipe do BRDE. Os municípios aplicaram os recursos em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. O destino de cada investimento foi uma decisão de cada município, modelo que deve ser repetido nesta segunda edição. As prefeituras não precisam dar contrapartidas. Foram mais de 1,3 mil ruas pavimentadas, o que representa um total de 538 quilômetros lineares, 56 obras realizadas e quase mil novos equipamentos e máquinas compradas em todas as cidades do Estado.
Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação