O deputado Cesar Vaduga (PCdoB) participou, na noite de quinta-feira (30), da Sessão Solene em homenagem aos Eternos Heróis da Chapecoense, pela passagem de um ano da tragédia que tirou a vida de 71 pessoas, entre jogadores, equipe técnica, diretoria, jornalistas, convidados e tripulantes. “Estarão sempre em nossos corações”, afirmou o parlamentar.
Um ano após a maior tragédia já vista no esporte mundial, como está a Chapecoense, depois de perder quase um time inteiro, como foi a reestruturação da equipe. O que seria um jogo inesquecível, acabou se tornando o maior pesadelo jamais visto no meio do futebol, o Verdão do Oeste que disputaria a sua primeira final internacional, estava a caminho de Medelín quando o avião fretado, acabou caindo próximo ao aeroporto depois de ter uma pane seca (a falta de combustível), e acabou caindo.
Na tragédia, morreram setenta e uma pessoas, entre jogadores, membros da comissão técnica e da diretoria da Chapecoense, jornalistas, convidados e tripulantes. E apenas seis pessoas sobreviveram. Um dos sobreviventes, o goleiro Jackson Follmann relata que todos estavam se divertindo, jogando baralho, quando todas as luzes se apagaram, e houve um silêncio total, e o avião acabou caindo.
Desde então a Chapecoense recebeu ajuda e solidariedade de todos os clubes, a a Chape recusou ser “café com leite” no campeonato Brasileiro, e começou a reestruturação, com jogadores emprestados de outras equipes.