A vida das próximas gerações depende de como vamos cuidar do nosso mundo agora. Valduga sabe disso e defende a sustentabilidade – chave para mudar o rumo da economia brasileira.
Valduga quer propor a criação de Cooperativas de Reciclagem como forma de proteção ao meio ambiente, educação ambiental, inserção dos jovens no mercado de trabalho, incentivar a industrialização inclusiva e sustentável. E ainda:
– Política Gradual de Redução de Agrotóxicos;
– Política Estadual de Reciclagem de Materiais;
-Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar.
Em seu mandato como Deputado Estadual (2015-2018), Valduga já apresentou projetos em favor do meio ambiente, e conseguiu que alguns deles se tornassem leis, como por exemplo, a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, que é um projeto originário de Valduga e as leis que estabelecem: a Semana Estadual do Lixo Zero, a Semana Estadual do Uso Consciente da Água e a criação do Selo Cidade Sustentável. Além dessas conquistas, Valduga criou e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.
Há muito tempo Valduga trabalha na causa ambiental. Prova disso é o Projeto Verde Vida em Chapecó, o qual Valduga foi um dos criadores e presidente por 14 anos. Por meio do Verde Vida, milhares de crianças tiveram oportunidades de aprender sobre consciência ambiental, por meio da reciclagem, e conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho.
“Fazer parte da história do Verde Vida me enche o coração de alegria porque contribuímos para que muitos jovens e famílias tivessem suas vidas transformadas. Tirar as crianças das ruas, oferecer oportunidades de construir laços afetivos e formação profissional sempre foi nosso objetivo”, conta Valduga.
“Quero ser deputado estadual para lutar pela defesa do Meio Ambiente, das práticas sustentáveis e de um desenvolvimento que pense no econômico, mas não deixe de lado a sustentabilidade”, conclui.