CAPINZAL. Em reunião com a comissão de organização das festividades em comemoração aos 70 anos do Hospital Nossa Senhora das Dores, o deputado Valduga reforçou seu empenho em continuar a busca por recursos para a conclusão do centro cirúrgico do hospital. O projeto orçado está na casa dos R$ 5 milhões. Até então, o parlamentar já articulou a liberação de emendas federais num total de R$ 750 mil para a manutenção e custeio.
Para a diretora do Hospital, irmã Adelaide Frigo, o momento é de políticos e sociedade civil se unir em prol do HNSD que hoje atende 16 municípios da região. Com dificuldades financeiras, o hospital corre o risco de ser fechado caso a situação não tenha um revés até 2018. “A saúde não tem partido. Nós precisamos de todos os esforços”, pontuou a irmã.
Como as emendas articuladas pelo deputado Valduga foram liberadas para a manutenção e custeio do hospital, o parlamentar articula junto aos órgãos competentes a liberação de recursos para a conclusão das obras do centro cirúrgico.
As irmãs ainda relembram que o hospital tem 70 anos de história e de muita dificuldade. “Nosso hospital era de madeira, a rua XV de Novembro nem calçamento tinha. Não podemos deixar que essa história se perca”, lembrou a irmã.
SESSÃO SOLENE
A fim de resgatar a história do hospital e homenagear as irmãs, entidades e sociedade civil que se organizam para manter os serviços do hospital em exercício, o deputado Valduga fará, no ano de 2017, uma sessão solene em homenagem aos 70 anos do hospital.
“Sou natural desta terra e para mim é motivo de muito orgulho retornar à minha cidade para trazer boas novas. Nós não vamos cessar os esforços em conquistar esses recursos para a conclusão do centro cirúrgico e faremos, no próximo ano, uma homenagem para resgatarmos a história do nosso hospital, que muito nos orgulha”, disse o deputado. Participaram da reunião também a presidente do Lions Clube Capinzal, Jussara Schmidt e a presidente da Associação Comercial, Denise Costenarro Riquetti.