O deputado Cesar Valduga (PCdoB), esteve em reunião na segunda-feira (10), com o Delegado Regional de Chapecó, Wagner Valdevino Meirelles, e os delegados de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Chapecó (DPCAMI), Rodrigo D.D.S. Moura e Luiz Shineider.
Com a presença da senhora Rosa Pompeu, vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Chapecó, bem como a senhora Zilda Martins de Quadros, conselheira da mulher, foram tratados assuntos referentes ao possível aporte ou melhoramento físico da DPCAMI, junto ao poder público Estadual.
Em agosto de 2016, o deputado Valduga havia encaminhado indicação ao Governo do estado solicitando providência para o aumento de efetivo, melhorias na estrutura e ampliação no horário de atendimento na DPCAMI de Chapecó.
Trabalham na delegacia três psicólogos, duas assistentes sociais, duas estagiárias cedidas pela prefeitura de Chapecó e um efetivo de quatro policiais civis e dois escrivães. Em 2015, foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário mais de 1.100 procedimentos, sendo instaurados 1.200 procedimentos quer seguiram em andamento e 28 prisões. No mesmo ano, Chapecó registrou 2.120 vítimas de ameaça (violência psicológica), 882 vítimas de lesão corporal, 77 casos de estupro e vários feminicídios.