Preocupado com o encarecimento do milho no mercado interno brasileiro, o deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) tem articulado junto ao setor produtivo e governo do Estado, alternativas para amenizar as dificuldades enfrentadas pelo agronegócio.
No início deste ano, agroindústrias e produtores foram surpreendidos com a alta no valor da saca de milho, que saltou de R$ 27 em outubro do ano passado, para R$ 42. Os criadores de suínos e aves e as agroindústrias têm pagado o valor correspondente à cotação internacional para comprar milho.
O agronegócio catarinense consome atualmente 6 bilhões de toneladas, e produz apenas 2 bilhões. O déficit na produção faz com que o Estado seja o maior importador de milho do Brasil, e a alta do dólar tem prejudicado a cadeia produtiva catarinense.
Com base nestes dados foi que na tarde desta terça-feira (1), o deputado Cesar Valduga (PCdoB), acompanhado dos colegas da Comissão de Agricultura, se reuniu com o governador Raimundo Colombo (PSD), a fim de discutir ações imediatas para resolver a crise do agronegócio. Na reunião, Colombo acatou a sugestão dos deputados e sinalizou que o governo do Estado reduzirá pelos próximos dois meses a alíquota do ICMS de transporte de cargas vivas de 12% para 6%.
Conforme o governador, a ação é emergencial e após dois meses, setor produtivo e governo farão uma nova rodada de debates para avaliar a situação. Para o deputado Valduga, a medida é um alento aos produtores e possibilitará a retomada do crescimento do agronegócio.
“Sugerimos na Comissão de Agricultura e também ao governador do Estado que reduzisse a alíquota do ICMS de transporte, e tivemos a felicidade de o governo ser sensível às dificuldades do produtor. O que nós queremos é dar mais condições para que o produtor mantenha suas matrizes, preservando toda a cadeia produtiva do setor”, pontuou o parlamentar na reunião.