Na tarde de quarta-feira (20), o deputado Cesar Valduga (PCdoB), esteve em reunião com a diretora de infraestrutura escolar da Secretaria de Estado da educação de Santa Catarina, Karen Lippi, onde apresentou sua preocupação com a situação das escolas estaduais de Chapecó.
Valduga tem encaminhado uma série de indicações voltadas à melhoria, ampliação e reforma das unidades escolares do poder público estadual, algumas delas com um grave quadro de deterioração.
Sobre Chapecó, o deputado citou o exemplo da Escola de Educação Básica (EEB) São Francisco, no bairro Seminário, que aguarda reformas no telhado; EEB Profª Clelia Seganfredo Bodanese, no bairro Presidente Médici, que tem previsão de melhorias na cobertura e nos banheiros; EEB Tancredo Neves, no bairro Efapi, e EEB Neiva Maria Andreatta Costella, no São Cristóvão, que esperam investimento em acessibilidade e melhorias em infraestrutura geral; EEB Marcolina Rodrigues da Silva, no distrito Marechal Bormann, cuja expectativa é de reformas na cobertura e forro, além da EEB Marechal Bormann, no centro da cidade, que necessita de investimentos em melhoria no passeio público e acessibilidade. A maioria das instituições carecem de pintura, melhoria na rede elétrica e readequação estrutural.
Para o deputado, é fundamental que o investimento em melhorias das instituições de ensino estejam entre as prioridades do Estado. “Investir na infraestrutura de nossas escolas é preservar ao patrimônio público, garantindo segurança e bem estar a alunos, professores e servidores”, afirmou.
A diretora Karen Lippi garantiu que o Governo do estado está empenhado em implementar melhorias nas escolas, e que vários processos já seguem em estágio avançado. “Temos trabalhado bastante para que as ações necessárias nas escolas sejam realizadas”, garantiu. Na ocasião, o parlamentar também apresentou o levantamento das condições de infraestrura da EEB São Cristóvão, em Capinzal.