A União Municipal de Estudantes Secundaristas de Chapecó (UMES) realizou, no domingo (24), a 24ª edição de seu Congresso, que elegeu como presidenta Êmili Bruski, que desempenhou papel de grande relevância no movimento das ocupações contra o Golpe e os cortes na educação.
O deputado Cesar Valduga (PCdoB) esteve presente na abertura do Congresso e falou da importância da entidade. “A fundação da UMES em Chapecó foi um marco na resistência ao reacionarismo e ao fundamentalismo, um grande passo daqueles primeiros e primeiras secundaristas, que resultou na formação de uma verdadeira escola de formação política e de luta”, explicou.
Valduga também parabenizou Eduardo Maruizza, que presidiu a entidade na gestão que conduziu a UMES até o Congresso. “A dedicação e a esperança em um Brasil mais justo foram o norte da atuação do Eduardo durante esta gestão da UMES que se encerra. A entidade cresceu, contribuiu com a resistência e fomentou grandes debates. Temos grande gratidão por tua doação durante todo esse período, camarada”, falou Valduga.