Florianópolis – Foi instalada, nesta quarta (1), a Comissão Parlamentar de Trabalho e Serviço Público da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Assumiram os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, os deputados Serafim Venzon (PSDB) e Cesar Valduga (PCdoB).
As propostas de Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista, encaminhadas ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer, devem ser debatidas também na Comissão de Trabalho e Serviço Público. “Tenho certeza que esta comissão se debruçará sobre as propostas de reforma previdenciária e trabalhista, na defesa dos direitos dos trabalhadores e da garantia da seguridade social”, afirmou o deputado Cesar Valduga. “Apesar da necessidade destas reformas pelo aspecto econômico, precisamos respeitar os direitos dos trabalhadores na aposentadoria”, ressaltou Venzon.
É na Comissão de Trabalho e Serviço Público que são debatidos assuntos atinentes à ordem social catarinense, tendo como base o trabalho e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais, as relações de trabalho e políticas de emprego, programas de aprendizagem e treinamento profissional, sindicalismo e organização sindical e matérias relativas ao serviço público da administração estadual direta e indireta, inclusive fundacional, entre outros temas.
Também fazem parte desta comissão os deputados Manoel Mota e Fernando Coruja, ambos do PMDB, Jean Kuhlmann (PSD), Dirceu Dresch (PT) e Altair Silva (PP).