As aves estão entre os símbolos que representam as unidades federativas brasileiras. No Paraná, a Lei 7957, de 1984, por exemplo, reconhece a Gralha Azul como ave símbolo do estado vizinho do Paraná, assim como a Lei nº 7.418, de 1980, que reconhece o Quero-quero como símbolo do Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, o projeto de Lei PL 423.9/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), reconhece a Araponga como ave símbolo catarinense.
A araponga (Procnias nudicollis) é uma espécie de ampla ocorrência na Mata Atlântica, com distribuição que vai do nordeste ao sul do Brasil, passando por Argentina e Paraguai. Destaca-se na mata graças à cor branca contrastante do macho com a vegetação, e uma vocalização inconfundível que lembra um martelo numa bigorna. A fêmea, no entanto, é verde-oliva, com a cabeça cinza e a parte inferior amarela com estrias amarelo-esverdeadas e cinzentas, se camuflando mais facilmente na mata. Devido a fragmentação da Mata Atlântica e da caça ilegal da espécie para criação em gaiola, ela hoje se encontra ameaçada de extinção.