Durante a reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na manhã de quarta-feira (30), o deputado Cesar Valduga (PCdoB), falou sobre a vocação turística do oeste catarinense e os benefícios que o investimento no setor podem trazer para a região.
“Temos muitos atrativos turísticos em nossa região e um potencial muito grande que ainda precisa ser explorado, como o turismo rural, as termais, a nossa Goio-En e o Rio Uruguai. O Oeste tem muito a contribuir com o crescimento da participação do turismo na economia catarinense”, aformou Valduga.
Durante a reunião, deputados receberam representantes da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Apesar de ambas as entidades discutirem a questão do turismo no estado, cada uma tratou de temas diversos com os parlamentares. A Facisc trouxe para o conhecimento dos deputados um panorama de como o setor turístico está sendo tratado pelo sistema. Já o Senac apresentou a metodologia do Projeto de Roteirização das Rotas das Cervejas Artesanais no estado.
Para a vice-presidente de turismo da Facisc, Magda Bez, o encontro com os integrantes da comissão é importante para o estreitamento da relação entre a entidade e o parlamento. “Queremos mostrar o trabalho que as associações empresariais têm feito em relação ao turismo. Hoje somos compostos por 145 ACI’s, sendo que 54 delas desenvolvem ações especificas voltadas ao turismo, e outras 58 associações também estão envolvidas com a questão no estado como parceiras do poder público”, informou.