As empresas e serviços públicos de Santa Catarina, como Casan, Celesc, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Epagri, Cidasc e Petrobrás, sempre foram tratados por Valduga como um patrimônio do povo catarinense. Em seu mandato como deputado estadual, criou a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e Contra a Privatização das Empresas Estatais de Santa Catarina.
O principal objetivo foi a defesa do fortalecimento das empresas e da prestação de serviços. Também, ampliar o debate na sociedade sobre a importância dessas organizações e fiscalizar as políticas e ações governamentais na área.
“Com a Frente Parlamentar, buscamos propor ao governo do Estado, ao governo federal e à direção das estatais a realização de concursos públicos e cobrar investimentos para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Somos contra o sucateamento, o desmonte e a precarização dessas empresas públicas, ações muitas vezes usadas para justificar privatizações”, destaca Valduga.
Entre as ações realizadas pela Frente Parlamentar presidida por Valduga estão a aprovação de moções, requerimentos e pedidos de informação. Além disso, também, foram realizadas audiências públicas sobre temas como o sistema bancário, o sistema elétrico e a precarização do trabalho e a privatização dos correios.