UDESC, UFSC e IFSC assinaram, na terça-feira (27), um termo de cooperação durante o lançamento oficial da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero.
O presidente da frente parlamentar em defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado Cesar Valduga, cumprimentou os reitores pela celebração do protocolo de intenções. “Essa iniciativa tem potencial para tornar-se referência mundial na difusão e implementação do conceito de liderança universitária, cujo objetivo é criação de conhecimento, tecnologia e ciência para uma nova economia circular e um mundo sem lixo”, disse Valduga.
O lançamento contou com uma palestra do professor italiano Alessio Ciacci, sobre o tema “Inovação política e lixo zero”. Ele abordou a implementação do projeto Lixo Zero e da tarifa pontual na cidade de Capannori, em seu país natal, iniciativa que lhe rendeu o Prêmio Europeu de Inovação Política em 2017.
A formação da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero é resultado de uma parceria entre a Udesc, por meio do programa Udesc Sustentável, e o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).
A iniciativa surgiu durante a Semana Lixo Zero Udesc, realizada em outubro passado, e visa fomentar a educação, produção e disseminação de conhecimento, pesquisas, tecnologias e ciência, relacionadas a programas de sustentabilidade Campus Lixo Zero e as temáticas lixo zero.