Durante a sessão de terça-feira (5), o deputado Cesar Valduga repercutiu o início da campanha “Junho Vermelho”, que objetiva incentivar a doação de sangue no país.
O parlamentar reafirmou a importância da campanha, informando que os meses mais frios são os que apresentam maior queda nos estoques dos bancos de sangue por falta de doadores. “Há uma queda gradativa da coleta, as reservas estão 60% abaixo do patamar ideal”, explicou o parlamentar, acrescentando que, para doar sangue, basta gozar de boa saúde, ter entre 16 e 59 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado, alimentado e apresentar um documento com foto recente.
A baixa dos estoques de sangue é uma preocupação mundial. No Brasil, menos de 2% da população doa sangue. Os baixos índices estão ligados ao fato de que a maioria das pessoas ainda não entende a doação como um ato de cidadania ou um hábito. “O doador de sangue tem direito à meia-entrada, prioridade nas filas de bancos, como os idosos e gestantes e um dia de folga ao ano”, precisou Valduga.