A Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, presidida pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB), lançará, na próxima segunda-feira (10), no auditório do Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, o Grupo de Trabalho (GT) em Saúde Mental do Oeste, ferramenta que subsidiará as atividades e proposições parlamentares da Frente.
O evento deve reunir profissionais, estudantes, usuários da rede de atenção psicossocial, familiares e comunidade em geral para discutir e contribuir com subsídios para a elaboração de proposições legislativas e ações conjuntas para o fortalecimento das políticas de saúde mental e da implementação da reforma psiquiátrica.
Um outro outro GT já vem atuando em apoio a Frente Parlamentar em Florianópolis, onde já foi realizada audiência pública para debater o tema recentemente.
Prática
A mobilização para a formaçãodo GT em Saúde Mental do Oeste já rendeu boas ideias. Por sugestão do professor de enfermagem da UFFS, Anderson Funai, foi protocolado na Assembleia Legislativa o PL 231.3/2017, que cria o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental, que pretende incentivar a inclusão de pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho. A iniciativa foi apresentada pelo deputado Valduga, e segue em apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis catarinense.