Preocupado com a greve dos trabalhadores em bancos, que já ultrapassa mais de um mês, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) protocolou, na tarde desta quarta-feira (5), na Casa Legislativa, uma moção de apelo à Federação Nacional dos Bancos (FENABAN)
Florianópolis – A greve dos trabalhadores em bancos já ultrapassa mais de 30 dias e tem afetado cerca de 30 centros administrativos e 13.245 mil agências em todo o País. Somente em Santa Catarina, 620 agências permanecem fechadas, sem previsão para a retomada das atividades.
Preocupado com o impasse nas negociações, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) protocolou, na tarde desta quarta-feira (5), na Casa Legislativa do Estado, uma moção de apelo à Federação Nacional dos Bancos (FENABAN).
Ao justificar o pedido, o parlamentar pontuou que, os cinco maiores bancos já acumulam lucros semestrais de mais de R$ 29 bilhões, e as taxas de juros se mantém em crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), entre 2013 e 2015, as tarifas bancárias cresceram 169%, quase nova vezes mais que a inflação.
Conforme o parlamentar, mesmo com a crise, o setor bancário segue obtendo grandes percentuais de lucratividade e diante desse cenário.
“É inadmissível impor à população, ainda mais prejuízos com a paralisação dos serviços por tanto tempo, diante da falta de entendimento. É por isso que apresentamos na Casa, uma moção de apelo à Fenaban para que acolha a justa pauta de reivindicações dos trabalhadores bancários, dando atenção à remuneração, às condições de trabalho, à garantia de emprego e à segurança de trabalhadores e usuários dos serviços”, argumentou Valduga.