Entre os dias 8 e 9 de novembro será realizado o 1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar em Santa Catarina. O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), tem o objetivo de discutir experiências e apresentar boas práticas de gestão sustentável nas pequenas propriedades rurais. Durante espaço na tribuna na sessão plenária desta quinta-feira (26), o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, divulgou o simpósio e falou sobre a importância de políticas públicas voltadas à agricultura familiar no Estado.
A abertura do evento será às 18h do dia 8, no auditório da Fetaesc. O simpósio tem ainda o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, da Epagri e também a participação de entidades ligadas ao agronegócio nos estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com a Fetaesc, a agricultura familiar catarinense ocupa 1,1% do território estadual, sendo o quinto estado maior produtor no Brasil. Para o presidente, um dos maiores problemas atualmente enfrentados pelo setor é o êxodo rural nas pequenas propriedades. Segundo dados da entidade, nos últimos anos, mais de 30 mil famílias de pequenos agricultores não têm mais sucessores ou estão com sua sucessão ameaçada.
“Eu quero pedir ajuda aos nossos deputados pra que essa questão de gestão do agronegócio familiar passe a ser uma ação de governo, uma ação de estado, pra ampararmos e atrairmos esses agricultores. Temos de sensibilizar esse jovem que vai procurar trabalhos nos grandes centros”, frisou.
O deputado Cesar Valduga (PCdoB) parabenizou a atuação da Fetaesc, e recordou as açõesd que seu mandato tem realizado na defesa da agricultura familiar. “É nosso dever seguir contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar em nosso estado”, afirmou.
Com informações da Agência Alesc