A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu indicação, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação, a elaboração de projeto arquitetônico e a efetiva execução das obras de reforma e ampliação da Escola de Educação Básica (EEB) Emília Boos Laus Schmidt, no município de Saltinho.
Atualmente, a EEB atende cerca de 360 alunos, entre ensino fundamental e séries finais e ensino médio, além da educação de jovens e adultos (EJA).
A edificação possui mais de quarenta anos e encontra-se muito comprometida, pois há quinze anos não recebe manutenção, tendo, inclusive, sido negado pedido de alvará do Corpo de Bombeiros. Além disso, a instituição não possui auditório e salas de laboratório, porém, o terreno permite ampliação.
Recentemente foram realizadas ampliações de sala de aula, entretanto, foram cometidos erros que deixaram desnível no telhado da parte ampliada, provocando muitas goteiras. As instalações elétricas são antigas e estão sobrecarregadas, apresentam oscilações, riscos de incêndio e causam danos a equipamentos e lâmpadas.
A construção da rodovia SC-469, atual SC-160, em nível mais elevado que a EEB, provoca alagamentos na área escolar. O número de banheiros para alunos, professores e funcionários é insuficiente, além dos mesmos estarem localizados exatamente na área comprometida com alagamentos, obrigando constante interrupção de uso.
“Os danos e limitações da edificação prejudicam as atividades de ensino, necessitando de urgente revitalização”, afirma Valduga autor da indicação.