Uma das grandes lutas do deputado Valduga é a implantação de uma unidade da Defensoria Pública da União (DPU) em Chapecó. Em março, Valduga conversou com o reitor da UFFS, professor Jaime Giolo, que mostrou interesse na parceria para buscar a unidade da DPU para Chapecó, colocando à disposição uma estrutura física junto à universidade para a sua instalação.
Em outra reunião com o vice-reitor da universidade, professor Antônio Inácio Andrioli, a parceria foi reafirmada. Em Brasília, com o defensor público geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova, o deputado expôs a necessidade de instalação de uma unidade na região Oeste.
Em resposta, o defensor sinalizou positivamente de que havia a intenção de instalar uma DPU na região por conta dos conflitos indígenas, quilombolas, afetados por barragens, na questão ambiental e previdenciária . Conforme Haman, Chapecó está na lista de espera da DPU e deve ser contemplada com uma unidade assim que os trâmites burocráticos com levantamento de demandas forem concluídos.