Licenciado das atividades parlamentares, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) participou da audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Chapecó.
O encontro foi para apresentar o edital de concessão das rodovias BR-282 e BR-153. No processo previsto ela ANTT, o Programa de Investimento em Logística (PIL) abrange as cidades de Chapecó, Água Doce, Ponte Serrada, Vargem Bonita, Irani, Concórdia, Vargeão, Faxinal dos Guedes, Cordilheira Alta e Xaxim. O traçado com mais de 460 km terá um investimento de R$ 4,3 bilhões e R$ 2,38 bilhões em custos operacionais. Inicialmente o representante da ANTT, Sthéphane Quebaud apresentou um traçado com a inclusão do trecho de Concórdia, que ligava ao estado do Rio Grande do Sul, porém sugeriu a exclusão do trecho, justificando o alto custo na tarifa daquele trajeto. Para cobrar o pedágio, a empresa terá de duplicar 10% de todo o trecho e a previsão é que a concessão inicie em 2016 e a cobrança da tarifa em 2017.Os valores cobrados variam entre R$ 5,60 e R$ 14,50.
AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI REDISCUTIR VALORES
Mesmo licenciado, o deputado Cesar Valdgua participou como cidadão público da audiência, e cobrou a redução da tarifa apresentada. Para o deputado, a população não pode pagar para duplicar e depois para trafegar. Ele sugeriu para que a cobrança de pedágio fosse proporcional ao trecho duplicado. “Se nós tivermos 15% das rodovias duplicadas, que se pague 15% do teto aqui apresentado. A população não tem que pagar para duplicar e para trafegar. E a concessionária investe quando?”, questionou. O deputado ainda cobrou a construção de passarelas e corredores ecológicos em locais de preservação, assim como sugeriu a inclusão do trecho do Contorno Viário da Leopoldo Sander, em Chapecó, no trecho de duplicação.
Após a reunião, o deputado propôs junto a ANTT uma nova audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir valores das tarifas, traçados e novas alternativas para baratear o custeio das praças.