O deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) participou de uma reunião articulada pelo Fórum Catarinense do Agronegócio, Comissão de Agricultura e Frente Parlamentar da Suinocultura, para dar continuidade às tratativas que cabem ao governo do Estado sobre a crise do milho em Santa Catarina.
Exemplo disso, na safrinha do milho que está sendo colhida nos próximos dias, a previsão era de 60 milhões de toneladas, terá uma redução por conta das altas temperaturas e falta de chuvas na região centro oeste, destas, 50 % já foram vendidas para o mercado externo, ou seja, serão exportadas, sendo que para suprir o consumo atual há uma necessidade de 32 milhões de toneladas.
INCENTIVO DO ESTADO
O governo do Estado está realizando diversas ações para ajudar os produtores, tanto no incentivo ao plantio do milho, intensificar a distribuição dos kit forrageira para aumentar as pastagens, redução de impostos, busca a possibilidade de diminuir o custo do deslocamento utilizando o transporte ferroviário, e agora, faz ação junto à CONAB, para aumentar a disponibilidade de estoques de milhos públicos para os produtores catarinenses de 6 mil para 15 mil toneladas por consumidor.
Outro assunto debatido e que os deputados estão preocupados, é a nova exigência do Banco do Brasil exigir a Licença Ambiental para liberação de financiamentos, o que sem dúvida, vai onerar e mesmo dificultar o acesso ao financiamento aos pequenos agricultores. para isso já estão agendadas reuniões com o Banco do Brasil e com o Ministério da Agricultura.