Parlamentar busca parceria do Ministério de Ciência e Tecnologia para a garantia de recursos federais na compra de radares meteorológicos e articula projetos de equipar os dez centros de Inovação Tecnológica espalhados pelo Estado
Brasília – Nesta quinta-feira (17), o deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) cumpre agenda no Distrito Federal, onde acompanhado da deputada federal Angela Albino (PCdoB) entregará reivindicações nos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de Cultura e das Cidades. A agenda é um retorno de encaminhamentos feitos ainda na sexta-feira (11), na Capital Federal, quando o deputado participou de uma reunião no MCTI.
No encontro com o secretário do MCTI, Eron Bezerra, o parlamentar reabriu um canal de discussão com o Ministério de Ciência e Tecnologia com o Estado de Santa Catarina a fim de construir um plano de ação de investimentos no fomento à inovação tecnológica.
Entre as pautas, o deputado reforçou a importância de o MCTI abrir parceria com o Estado na compra dos radares meteorológicos; um a ser instalado em Chapecó e outro móvel, que deve permanecer no Sul do Estado.
Mesmo que o secretário de Defesa Civil, Milton Hobus tenha anunciado de que o lançamento do edital para a compra dos radares esteja previsto para o segundo semestre de 2016, o parlamentar busca articular junto ao MCTI a liberação de recursos federais. “A intenção da reunião é que o MCTI colabore com recursos para a compra. Estamos vivendo um período de contingenciamento, e quanto mais articularmos parcerias, melhor para o Estado. Tivemos a informação no MCTI de que o radar de Chapecó é prioritário, até pela localização e incidência de catástrofes que ocorrem no Oeste, e vamos retornar nesta semana a Brasília para manter um canal de diálogo junto ao Ministério”, pontuou o deputado.
CENTROS DE INOVAÇÃO
Outra pauta levantada pelo deputado foi à construção dos dez Centros de Inovação Tecnológica espalhados por todo o Estado. De acordo com o parlamentar, o Estado tem garantido a construção dos centros, no entanto a dificuldade está no mobiliário e na disponibilidade de equipamentos nos centros.
“Propomos ao secretário Eron para que o MCTI articule projetos com o Estado para que possa liberar recursos para equipar nossos centros de Inovação. Temos o exemplo do centro de Chapecó que está com a obra concluída, mas a dificuldade está nos equipamentos disponíveis. Estamos reabrindo um canal de discussão e pretendemos trazer boas notícias aos catarinenses”, assinalou Valduga.
SECRETÁRIO NO OESTE
Na oportunidade, o parlamentar articulou a vinda do secretário Eron no Oeste do Estado para abril, onde farão um roteiro de agendas com os setores de inovação de Chapecó e região. O secretário fará uma visita também ao Centro Vocacional Tecnológico de Oliveiras, na cidade Campo Erê. “Santa Catarina é um dos estados diferenciados, onde tem uma dinâmica diferenciada na agricultura, no setor produtivo e na sua regionalização econômica e é por esse motivo que vamos conhecê-la para pensarmos em grandes projetos”, disse o secretário Eron, na reunião.