O dia 16 de maio ficou marcado no calendário oficial do Estado de Santa Catarina como o Dia de Trabalhadores e Trabalhadoras em Asseio, Conservação e Limpeza. A proposta foi do deputado Cesar Valduga (PCdoB), e resultou na criação da Lei 16.778, de 30 de novembro de 2015.
A data foi comemorada em Chapecó, com atividade desenvolvida pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (SEEAC-Chapecó), em parceria com o mandato do deputado Valduga, realizada na segunda-feira (16), na sede do Sindicato dos Bancários do município. Com ampla participação de trabalhadores, o ato contou com a presença da presidenta da SEEAC-Chapecó, Rosa Maria Pompeu da Silva Gomes, da tesoureira, Janete Rosoni Hineraski, e da secretaria Geral, Maria Neckel.
Já em Florianópolis, pela primeira vez, foi realizado um ato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em comemoração ao Dia de Trabalhadores e Trabalhadoras em Asseio, Conservação e Limpeza. O ato reuniu trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços para a Casa de Leis. O evento aconteceu na noite de terça-feira (16), e contou com a presença do Sindicato dos Empregados Prestadores de Serviços em Asseio, Limpeza e Conservação (SINDILIMP), Neucir Paskoski, na ocasião representando também a Federação dos Trabalhadores em Vigilância, Asseio e Conservação do Estado de Santa Catarina (FEVASC), o coordenador de Serviços Gerais da Assembleia Legislativa, Rafael Schmitz, representando o presidente, deputado Sílvio Dreveck, a professora Raquel Guisoni, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Turismo de Criciúma, Jorge Godinho.
Para o deputado Valduga, reconhecer a importância do trabalho desempenhado pela categoria é o primeiro passo para a melhoria nas condições de trabalho. “A valorização das trabalhadoras e trabalhadores no asseio começa com a marcação de um dia no calendário estadual, mas precisa ir além, com a busca por garantias, de ampliação de direitos e reconhecimento efetivo, que não é apenas nesta data, mas em todos os dias. É importante que não se invisibilize estes trabalhadores, mas importante também que esta valorização seja sentida refletida em melhorias nas condições de trabalho e nos rendimentos”, explicou o parlamentar.
No próximo sábado (20), em Chapecó, o SEEAC realizará um almoço festivo pelo dia dos trabalhadores e trabalhadoras no asseio e conservação. O evento acontecerá na sede da Afusoeste, à partir das 11 horas.