Com informações da Agência Alesc
A sessão plenária da manhã desta quinta-feira (26) foi suspensa para que o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Acir Alfredo Hack, apresentasse a campanha Abril Verde, voltada à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças de trabalho. O espaço para a manifestação de Hack foi aberto pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB).
Citando levantamento do Observatório de Acidentes de Trabalho (órgão criado pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho), Hack destacou que o Brasil é atualmente um dos líderes do ranking mundial de sinistros laborais, com efeitos não só para a saúde do trabalhador, mas também para a sociedade e economia do país.
Para dar uma dimensão do problema, ele afirmou que somente entre 2012 e 2016, foram registrados mais de 14 mil mortes decorrentes de acidentes de trabalho, com gastos de mais de R$ 20 bilhões em decorrência do pagamento de auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e benefícios por sequelas e redução da capacidade laboral do trabalhador, além de 250 milhões de dias de trabalho perdidos.
O quadro preocupante, disse, estende-se também a Santa Catarina. “Somente no ano passado, foram registradas no estado 118 mortes, geralmente em decorrência de acidentes ligados a quedas e transporte do trabalhador. Isso dá, em média, uma a cada três dias. E olhe que estes tipos de casos estão subnotificados.”
Diante do fato, ele pediu apoio dos parlamentares para a divulgação da campanha. “Toda a energia e esforço no sentido de alertar os trabalhadores e empregadores para a adoção de medidas de segurança existentes e outras complementares, que esta Casa pode desenvolver, certamente não serão em vão.”
Na sequência, diversos deputados se manifestaram em apoio ao pronunciamento do procurador.
“Os dados apresentados são realmente preocupantes e apontam para ações sobre a importância da realização de mobilizações como esta. Precisamos também dar mais celeridade a projetos nesta Casa visando reduzir os acidentes registrados em Santa Catarina, igualmente numerosos”, disse Valduga, anunciando que protocolou projeto de lei para instituir um dia estadual em memória das vítimas de acidentes de trabalho.