Nos mandatos de Vereador e Deputado Estadual, Valduga sempre defendeu e lutou pelos direitos dos vigilantes e sindicatos da categoria. Eles sempre encontraram espaço e apoio como na conquista dos 30% de periculosidade e a instituição do dia 20 de junho como Dia do Vigilante.
Valduga ressalta a necessidade de valorização da categoria, tendo em vista os baixos salários e o alto risco a que são expostos, além de fazer referência a três projetos de sua autoria para a categoria:
- PL 452.3/2015: visa assegurar a alternância postural destes trabalhadores, que por vezes ficam o turno inteiro em pé, em posição de atenção;
- PL 368.8/2016, institui ações de defesa da atividade de vigilantes;
- PL 369.9/2016, que garante a contratação de vigilantes em casas lotéricas e agências dos correios.
“A minha intenção é valorizar a categoria, participar ativamente das atividades sindicais da categoria e corresponder a seus anseios e necessidades. Nos dedicamos ao reconhecimento destes profissionais não apenas com a comemoração de uma data, em que recorde a existência da profissão, mas com proposições que podem contribuir com a valorização concreta da categoria”.
Conheça os compromissos de Valduga com os vigilantes:
- Discussão de projeto de Lei sobre porte de armas aos profissionais de vigilância.
- Instituir o mesmo piso salarial nos três Estados do Sul.
- Exigência de mais seguranças nas agências bancárias, cooperativas de crédito e casas lotéricas.
- Retomar e articular a aprovação do projeto de lei que obrigue as empresas que decretaram falência a pagarem o pagamento dos direitos aos trabalhadores;