Por solicitação do deputado Cesar Valduga, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) realiza Sessão Especial em comemoração dos 10 anos de criação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) . O ato está agendado para segunda-feira (4 de junho), às 19 horas, no Plenário Deputado Osni Régis.
Para o deputado Valduga, Santa Catarina construiu um leque de variedade no setor produtivo, decisão que faz de nosso Estado um ponto luminoso em meio à terrível crise financeira que passa o País. “Produzimos, com qualidade e eficiência, desde a agricultura e toda a sua cadeia produtiva, até itens de alta tecnologia. O melhoramento das técnicas, o desenvolvimento tecnológico e inovador de nosso pólo produtivo, precisa de uma base de mão de obra de alta qualificação, e nesse sentido, quero destacar o trabalho de nossos institutos federais, que esse ano completam 10 anos de criação”, explicou
Tanto o IFC quanto o IFSC tiveram sua formalização por meio da lei 11.892/2008, Só o IFSC possui 22 campus espalhados por todas as regiões do estado – três no Sul, dois no Vale do Itajaí, quatro na Grande Florianópolis, seis no Oeste, dois no Planalto Serrano e quatro no Norte Catarinense, atendendo mais de 40 mil alunos. Já no IFC, são quase 15 mil estudantes distribuídos em 152 cursos.
Em plenário, Valduga reforçou a importância da homenagem. “Imaginem os senhores que, todos os anos, 55 mil catarinenses são qualificados para dar o suporte necessário ao nosso desenvolvimento, dando real viabilidade à instalação e permanência de indústrias de ponta em nosso estado, além de qualificar a produção nos setores tradicionais de nossa economia”, justificou.
Os dez anos de criação dos Institutos Federais também foram lembrados e agraciados em uma sessão solene em abril passado, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento reuniu estudantes, reitores, parlamentares, representantes de entidades de classe e da sociedade civil. Organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante, a sessão teve como objetivos destacar a importância dos investimentos na educação pública e reconhecer o papel dessas instituições.