Grupo de trabalho que subsidia as ações da Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial no Oeste catarinense se reunirá na segunda-feira (19), na sede da Amosc, em Chapecó. Na pauta, investimentos e gestão eficiente em saúde mental nos municípios.
O Grupo de Trabalho (GT) em Saúde Mental do Oeste da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará, no dia 19 de março, à partir das 13 horas, na sede da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), sua primeira reunião do ano. Na pauta, serão debatidas iniciativas legislativas construídas pelos agentes públicos, profissionais e acadêmicos da área.
A Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, presidida pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB), lançou, em julho desse ano, em Chapecó, o Grupo de Trabalho (GT) em Saúde Mental do Oeste, ferramenta que subsidia as atividades e proposições parlamentares da Frente.
Prática
A mobilização para a formaçãodo GT em Saúde Mental do Oeste já rendeu boas ideias. Por sugestão do professor de enfermagem da UFFS, Anderson Funai, foi protocolado na Assembleia Legislativa o PL 231.3/2017, que cria o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental, que pretende incentivar a inclusão de pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho. A iniciativa foi apresentada pelo deputado Valduga, e segue em apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis catarinense.