A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, na quarta-feira (13), moção de apelo de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Empresas e Serviços públicos, requerendo aos ministérios da Saúde e Educação empenho na conclusão urgente do processo de certificação do Hospital Regional do Oeste (HRO), no município de Chapecó, como hospital de ensino.
Fruto de demanda apresentada na audiência pública “As perspectivas para o credenciamento e implementação do hospital de ensino no HRO”, o texto destaca o público dos municípios do entorno, que ultrapassa 1,5 milhão de habitantes, em 92 municípios. O HRO possui 319 leitos, com média de 339 pacientes/mês, realizando 161 cirurgias, 250 partos, 5 mil atendimentos ambulatoriais, 1315 atendimentos ambulatoriais e 10 mil refeições mensalmente.
O HRO já conta com a atuação de mais de 300 estagiários da área de saúde, e sem o referido credenciamento, deixa de receber incremento de 20% nos repasses. “O HRO já atua como hospital de ensino de forma eficiente e destacada, resta agora receber como um hospital ensino, uma questão de justiça”, afirma Valduga.