O deputado Cesar Valduga (PCdoB) participou de uma mesa redonda com os deputados Neodi Saretta (PT), Nilson Berlanda (PR), Maurício Eskudlark (PR) e Dóia Guglielmi (PSDB), para marcar as atividades de encerramento da primeira edição do programa estágio-visita da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira na manhã desta quinta-feira (05), no Plenarinho. Durante o evento, os 49 universitários, de 28 municípios de Santa Catarina, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e debater assuntos diversos com os parlamentares da casa.
O programa, que já tem perspectiva de uma segunda edição em 2018, tem o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento sobre o funcionamento do legislativo e das atividades dos deputados estaduais. Iniciado na última segunda-feira (02), o estágio proporcionou aos acadêmicos, ao longo desta semana, a participação em sessões plenárias, comissões e palestras diversas sobre política.
Mesa redonda
A mesa redonda desta quinta-feira contou com a mediação da gestora do Núcleo de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, Léa Cardoso, e a presença dos parlamentares Cesar Valduga (PCdoB), Neodi Saretta (PT), Nilson Berlanda (PR), Maurício Eskudlark (PR) e Dóia Guglielmi (PSDB), que responderam perguntas e debateram assuntos diversos relacionados ao poder público.
“O jovem é o nosso presente e futuro. É importante que vocês entendam o funcionamento do legislativo, pois precisamos de fiscalizadores, ainda mais no momento atual que vive o nosso país”, frisou o deputado Cesar Valduga na abertura do debate.
Mariene Palokowski, de 27 anos, estudante de administração pública da Udesc de Balneário Camboriú, questionou os deputados sobre os maiores desafios de Santa Catarina na atualidade. Já o acadêmico de direito Alersson Cardozo, de 22 anos, perguntou sobre o papel da mídia atuante como quarto poder.
Para Adryel Kreutz, de 21 anos, estudante de arquitetura e urbanismo da Unochapecó, o programa foi esclarecedor e importante para mudar sua visão sobre o papel dos deputados: “Adquiri um grande conhecimento com esse estágio, pude entender como funciona a elaboração das leis e a rotina dos deputados que, antes, pensava ser bem diferente. É acelerada e corrida, não pensava que fosse assim. Hoje saio daqui com outra visão”, afirmou.
Ainda nesta quinta-feira, os estudantes participarão da última palestra do programa, “Os instrumentos de transparência na política”, com a pedagoga Melissa Figueiredo Silvestre e, à tarde, farão uma visita ao Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina.
Com informações e imagens da Agência Alesc