A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu, na quarta-feira (30), indicação de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Governo do Estado, pedindo que seja convocada a V Conferência de Saúde Mental.
Para Valduga, que é presidente da Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, o momento é de avaliação das políticas e de colocar luz sobre o tema. “Já se passaram 7 anos da realização da última Conferência Nacional de Saúde Mental. É preciso debater e tentar resolver as enormes dificuldades que se apresentam para o avanço da consolidação da Reforma Psiquiátrica, garantindo que ela seja, de fato, antimanicomial, além de superarmos os impasses para a efetivação da Rede de Atenção Psicossocial.
A Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), no IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, apresentou a necessidade de construir os caminhos para que a V Conferência de Saúde Mental seja convocada o mais rápido possível.