Representantes da União Brasileira de Mullheres – UBM, e União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT, estiveram em reunião com o deputado Cesar Valduga (PCdoB), na terça-feira (18), para apresentar as pautas dos movimentos e solicitar apoio do parlamentar para sua implementação.
Para a UBM, o enfrentamento a violência contra as mulheres e os recentes casos de feminicídio acionam o alerta para o Oeste, uma das regiões com maior incidência de casos de agressão contra mulheres. A Alesc aprovou, recentemente, projeto do deputado Valduga que cria a Semana Estadual da Vigília Feminista pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma experiência de resistência das mulheres de Chapecó e que deve se estender por todo o Estado. Tramitam, de autoria do parlamentar, outros 15 projetos que tratam sobre direitos das mulheres e enfrentamento a violência, todos construídos conjuntamente com a militância da UBM de Chapecó e estadual.
Representantes da UNALGBT apresentaram a preocupação da entidade com a violência contra a população LGBT, a dificuldade no acesso e permanência ao ensino e mercado de trabalho, além da questão do uso do nome social para pessoas trans no âmbito do Governo do Estado, tema que rendeu a apresentação de um projeto de lei, por parte do deputado Valduga, e que tramita nas comissões da Alesc.