Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de Lei PL 0224.4/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga, que declara o Boi de Mamão como integrante do Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.
Boi de Mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado, sendo encenado principalmente em regiões litorâneas e com sua origem nas brincadeiras feitas com o boi na região dos Açores, em Portugal.
A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e apreciada pelo florianopolitano, destacadamente mais realizadas nos períodos de carnaval e final de ano. Inicialmente, o Boi de Mamão era denominado “O Folguedo do Boi” ou “Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina”, e somente na década de 1930 recebe o atual nome. Isso porque as crianças, na falta de um crânio original, usavam um mamão para fazer a cabeça do boi.
Em outros estados, a brincadeira do boi assume outros formatos e nomes, como o Boi-Bumbá ou Bumba Meu Boi, de inspiração espanhola, recorrentes no Maranhão e Amazonas.