A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na tarde desta quarta-feira (12), a extinção de duas empresas estatais: a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc) e a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab). A medida consta no Projeto de Lei (PL) 367/2016, de autoria do Poder Executivo, aprovado por maioria de votos.
Funcionários das duas companhias assistiram à votação da plateia do Plenário Deputado Osni Régis. Eles acompanharam os pronunciamentos dos parlamentares que eram contra a proposta, entre eles o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Empresas e Serviços Públicos, deputado Cesar Valduga (PCdoB), João Amin (PP), Mário Marcondes (PSDB), Dirceu Dresch (PT) e Luciane Carminatti (PT). Além deles, Ana Paula Lima (PT) e Dirce Heiderscheidt (PMDB) votaram contra o PL.
Para Valduga, a iniciativa segue na contra-mão das estratégias de habitação e desenvolvimento. “Só há sentido em extinguir uma estatal quando a demanda deixa de existir, e o que vemos é um déficit habitacional crescente e uma significativa desigualdade entre as regiões catarinenses”, explicou o parlamentar.