Em pronunciamento na sessão de quinta-feira (22), o deputado Cesar Valduga (PCdoB) lamentou as três mortes ocorridas no município de Palmeira, na Serra catarinense, entre funcionários de uma empresa de telefonia. Os profissionais estavam instalando um poste de concreto, que encostou acidentalmente em uma rede de alta tensão. Para o deputado, as mortes evidenciam a falta de cuidados das empresas com relação ao fornecimento de equipamentos de proteção e quanto às medidas de precaução a acidentes.
Neste sentido, o parlamentar anunciou que protocolou o Projeto de Resolução 3/2017, que visa instituir no âmbito da Assembleia Legislativa o “Abril Verde”, dedicado a ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. “Nosso partido tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população e isso envolve, invariavelmente, melhorias nas condições de trabalho e medidas de prevenção a acidentes.”
Valduga citou os dados de acidentes de trabalho. “O Brasil é o quarto país em número de acidentes de trabalho, com uma média de 700 mil registro todos os anos. Vivemos um processo de intensificação da precarização do trabalho, e o cenário deve piorar com a aprovação da terceirização irrestrita e o enfraquecimento do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho contidos na reforma trabalhista de Temer”, alertou o parlamentar.