A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na sexta-feira (26), por proposição do deputado Cesar Valduga (PCdoB), uma audiência pública para discutir as condições de trafegabilidade e perspectivas de investimentos nas rodovias estaduais do Meio-Oeste.
“Nosso objetivo maior é buscar melhoria das condições de transporte e de logística para os municípios do Meio-Oeste, com objetivo de facilitar o acesso da população a serviços, melhorar o escoamento da produção, e promover o desenvolvimento e integração regional”, explicou o deputado Valduga.
Diversas propostas de encaminhamento foram apresentadas, e seguem para sistematização antes de serem encaminhadas ao Governo do Estado, entre elas, a demanda do município de Monte Carlo, elaborada pelo vice-prefeito, Almir Colombo, que pede a revitalização da SC-452 e a finalização das obras da SC-355.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba, Pedro Benato Morosini, solicitou melhorias na SC-190, trecho que compreende a Linha Serraria e que corresponde a 25% dos acidentes de trânsito atendidos pela corporação na região.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, por meio de seu presidente Fernando Dorini, apresentou manifesto solicitando a retomada da pavimentação da SC-467, entre Ouro e o distrito de Santa Lúcia, em Jaborá; o recapeamento da SC-150 e SC-390, entre Capinzal e Piratuba; manutenção do contorno viário entre Capinzal e Ouro; pavimentação dos acessos as comunidades de Barro preto, distrito de Alto Alegre, Lindemberg e Santo Antônio, em Capinzal; construção de marginal e rotatórias na SC-467, no acesso ao loteamento Novo Horizonte e Poente do Sol, e próximo a Unoesc de Capinzal; e instalação de redutores de velocidade na SC-150, no perímetro da comunidade Santa Bárbara, divisa entre Ouro e Lacerdópolis.
Da plenária, também foram apresentadas a necessidade de fortalecimento do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a intensificação dos processos de fiscalização das obras; a realização de estudo sobre o traçado da SC-390 na região de Zortéa; revitalização da SC-390 no trecho que liga o município de Capinzal à BR-470, passando por Zortéa; e a pavimentação do trajeto que liga os municípios de Peritiba a Alto Bela Vista pelas comunidades de Linha Palmeiras e Nova Entre Rios.
Como encaminhamento, também se de a proposta da inclusão do trecho de acesso a Usina de Machadinho no planejamento estadual como extensão da SC-150.
O evento ocorreu no Clube Floresta, no município de Ouro, e reuniu um expressivo número de lideranças políticas e setoriais de entidades e associações. A audiência foi proposta pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB), e contou com a presença dos deputados João Amin (PP), Romildo Titon (PMDB), Altair Silva (PP), Nilso Berlanda (PR) e Natalino Lázzari (PR), além do engenheiro Luiz Felipe Gemelli, superintendente regional do Meio-Oeste do Deinfra, Egídio Antônio Martorano, assessor da Câmara Temática de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e Ivan Roberto Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC).