Florianópolis – Os deputados estaduais Cesar Valduga (PCdoB) e Padre Pedro Baldissera (PT) apresentaram a homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), movimento da Igreja Católica, pela contribuição com o processo de redemocratização do Brasil.
As CEBs tiveram destacada atuação no processo de mobilização, conscientização e de reivindicação pela retomada da democracia e da liberdade de expressão durante os anos de chumbo que pesaram sobre o Brasil, entre 1964 e 1985.
O ato aconteceu na quarta-feira (19), durante a realização da audiência pública para debater o bioma da Mata Atlântica, tema que foi abordado durante a Campanha da fraternidade deste ano. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a campanha da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Neste início do terceiro milênio, ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades gera sérias preocupações. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas dos biomas brasileiros”, informa o texto base da campanha.
A homenagem foi entregue ao arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e ao bispo de Tubarão e presidente do regional Sul da CNBB, Dom João Francisco Salm.
A proposta ocorreu para a ocasião da realização da Sessão Solene em Defesa da Democracia, que aconteceu no Palácio Barriga Verde em dezembro de 2015, mas só foi possível ser entregue nesta ocasião.