Florianópolis – O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, participou nesta quarta (1), à convite do deputado Cesar Valduga (PCdoB), de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa catarina, deputado Silvio Dreveck (PP). Durante a reunião, o presidente do CNS apresentou a proposta da realização das Conferências Nacionais de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde, que acontecerão em 2017.
A proposta é a formalização de parceria entre o Conselho Nacional de Saúde e a Assembleia Legislativa para a realização de conferências livres, visando subsidiar o debate em torno de temas específicos, como a saúde da mulher trabalhadora, o enfrentamento à violência contra a mulher e em vigilância em saúde.
Para Santos, é fundamental estimular o debate e ampliar as espaços onde estes temas possam ser debatidos. “Buscamos ampliar os espaços para o debate democrático, a mobilização das diversas forças da sociedade na construção de políticas públicas voltadas à saúde das mulheres e na vigilância em saúde”, explicou.
O deputado Cesar Valduga disse que a Assembleia Legislativa é o espaço apropriado para que este debate possa ser feito. “É fundamental que nossa Casa de Leis se posicione atuante no protagonismo na criação de espaços de fortalecimento da democracia participativa e no fortalecimento do SUS”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck, lembrou seu histórico de atuação como secretário de saúde de São Bento do Sul e colocou a estrutura da Assembleia à disposição para a realização das conferências livres. “Sei da importância da participação popular na construção de políticas em saúde, por isso estamos dispostos a contribuir no que for necessário para o sucesso destas conferências”, reforçou.