Florianópolis – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) homenageou, com a Comenda do Legislativo Catarinense, o fotógrafo chapecoense Victorino Biazio Zolet. A proposição foi do deputado Cesar Valduga (PCdoB).
Neto de italianos, Victorino Biazio Zolet nasceu em 1930, e herdou o ofício de fotógrafo do tio, senhor Albino Deboni. Mudou-se para Chapecó em 1956, onde passou a registrar eventos e o desenvolvimento da cidade. Sócio-fundador do Sindicato do Comércio Varejista, do Lions Clube Chapecó, Clube de Diretores Lojistas, da Associação de Aposentados e Pensionistas, e membro dos clubes Recreativo Chapecoense, Recreativo Esportivo Industrial, do Tiro, Caça e Pesca Caramuru e do Country Club, Zolet teve atuação destacada como presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, além da Ação Social Diocesana e Movimento Familiar Cristão.
Desde sua chegada em Chapecó, Victorino Zolet procurou registrar aspectos da vida da cidade, pessoas e costumes, incluindo indústria e comércio, criando grande acervo fotográfico. Em 2006, foi lançado o livro “Victorino B. Zolet – 50 anos Fotografando Chapecó”, uma coletânea com mais de 500 fotografias históricas.
O deputado Cesar Valduga falou sobre a importância da entrega da Comenda à Victorino Zolet. “A história de Chapecó não poderia ser contada em toda sua grandeza não fossem os registros do senhor Victorino Zolet. Um homem dedicado à família, ao trabalho e à melhoria da vida do próximo, uma homenagem mais do que justa”, afirmou o parlamentar.
No ato, o senhor Victorino Biazio Zolet foi representado por sua sobrinha, Cláudia Balbinott. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (21), no plenário da Alesc. Também foram agraciadas com a Comenda do Legislativo catarinenses outras 39 personalidades e entidades com destacada atuação em nosso estado.