Florianópolis – Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, durante sessão plenária desta terça (18), o deputado Cesar Valduga (PCdoB), registrou a passagem de um ano da fundação da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis e Transexuais (Unalgbt).
Para Valduga, a entidade tem contribuído na luta contra as opressões em todo o território nacional. “A Unalgbt tem desempenhado um papel importante de articulação junto às instituições governamentais e sociedade civil, visando a construção de uma sociedade mais humana e livre de todo tipo de ódio e preconceito”, afirmou.
Fundada no dia 16 de outubro de 2015, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo e prestigiada por dirigentes de entidades de defesa dos direitos humanos, parlamentares e lideranças de diversos partidos de todo o território nacional, a Unalgbt tem em sua Carta de Princípios, enfrentar o machismo, o racismo, a lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia, em todas as suas formas de manifestação, particularmente as ações sistêmicas que impedem o usufruto pleno dos direitos de cidadania de mulheres e homens com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.
Em Santa Catarina, a entidade conta com mais de 1000 militantes em todas as regiões.