Florianópolis – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu indicação, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) a realização de um estudo sobre a viabilidade de alterar a jurisdição do município de Abdon Batista da comarca de Anita Garibaldi para a comarca de Campos Novos.
A distância de 30 quilômetros entre Abdon Batista e a sede da atual comarca, em Anita Garibaldi, impõe à população um deslocamento de muitos obstáculos, já que o trecho não é pavimentado e necessita, inclusive, de balsa para a travessia fluvial em parte do trecho.
Devido as dificuldades de acesso, os serviços cartoriais de títulos e protestos encarecem, prejudicando o comércio local. Para tentar amenizar a situação, o 9º Distrito da federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), disponibilizou uma ferramenta para auxiliar o comércio nesses procedimentos.
Os contratempos de deslocamento também impõe sofrimento à população para acessar os demais serviços cartoriais e judiciais, sendo que, para uso de serviços bancários, comércio, saúde e educação, os abdonenses recorrem ao município de Campos Novos, distante 50 quilômetros, mas com melhores condições de acesso, como rodovia pavimentada e sinalizada. A solicitação atende reivindicação da população, comércio e representantes de entidade empresarial da região.