Florianópolis – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu, nesta semana, uma indicação do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando ao governo do Estado reforma emergencial na Escola de Educação Básica (EEB) Professora Zélia Scharf, no município de Chapecó.
Localizada no bairro Presidente Médici, a EEB Zélia Scharf é uma das mais instituições de ensino mais importantes do município, atendendo aproximadamente 1.580 alunos matriculados no Ensino Médio, e necessita de reformas urgentes. Segundo o deputado, o forro da escola está danificado e o ginásio de esportes apresenta várias goteiras em dias de chuva.
A rede de energia elétrica é antiga e precária, e não suporta a instalação de aparelhos de ar-condicionado, computadores e demais equipamentos eletrônicos, necessitando ser referido o cabeamento na sua totalidade, com a devida ampliação de capacidade de rede. Nos laboratórios, os computadores são antigos, com limitações de hardware e software, impossibilitando a atualização e instalação de novos programas educacionais.
ACESSIBILIDADE
A escola tem Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência (SAED), e apesar de possuir rampas e banheiros adaptados, as calçadas estão muito danificadas, o que dificulta a locomoção dos estudantes cadeirantes ou com mobilidade reduzida, bem como dos alunos cegos, prejudicando também pela inexistência de piso tátil direcional ou de alerta.
“Existe um projeto de reforma da escola em andamento, porém os problemas atuais exigem ações imediatas e emergenciais para que a escola funcione e ofereça melhores condições de estudo, trabalho, segurança e conforto”, justificou o parlamentar.